Noticias | 09/02/2018
Prefeita Cirinha entrega kits de enxoval para gestantes e garante conforto e cuidado com recém-nascidos

A Prefeita Jacira Martins Fernandes Paiva (Cirinha da Farmácia) através da Secretária Municipal de Assistência Social,realizou na última semana a entrega de um kit de Enxoval aos grupos de gestante do município que já estão aproximando o momento de da à Luz aos seus bebês. A entrega aconteceu na sede do CRAS. O kit recebido por elas conta com banheira, mamadeira, camisetas, fraldas de tecidos, saboneteira, perfume, entre outros itens.

As gestantes beneficiadas participam de oficinas artesanais, além de receberem orientação social, com palestras sobre vacinação, amamentação e sobre o parto. Para participar do grupo, as futuras mamães devem estar em dia com o pré-natal e com todas as vacinas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Imê, essa é mais uma ação realizada pelas equipes do CRAS do município que são atendidas através dos grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Segundo a secretária, “Entendemos que o cuidado com as crianças começa já na gestação. A ideia é cuidar das famílias. Então, estamos juntos neste momento de acolhimento porque são essas crianças que vão fazer o futuro de Montividiu do Norte e a nossa gestão apresenta resultados para agora e para o futuro”, afirmou.

Segundo a secretária, essa ação tem como objetivo contribuir com a diminuição dos índices de mortalidade materna, fetal e infantil, contemplando assistência integral e humanizada à gestante durante todo o ciclo da gravidez, incluindo pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto), e o acompanhamento do bebê.

A Prefeita Cirinha, frisou que o programa de atenção às grávidas foi idealizado com a intenção de conscientizar as grávidas quanto à importância do pré-natal. “É uma ação social, mas que visa muito claramente orientar as grávidas para que elas possam fazer as consultas e saber se o bebê está em condições de nascer, se está com saúde, se não está com o cordão umbilical enrolado no pescoço, saber qual é o sexo e saber se a grávida também está saudável para dar luz ao filho”, concluiu.

Por meio dessa prática, a prefeitura busca garantir às gestantes amparadas pelos programas sociais, toda a assistência possível durante esse momento tão importante em suas vidas como: Pré-natal, palestras realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e os atendimentos as famílias pelo CRAS do município.