Noticias | 04/01/2018
Prefeita De Montividiu do Norte Firma Convênio Com Casa De Passagem para crianças e adolescentes
A casa de passagem tem por objetivo o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abandono.

A Prefeita de Montividiu do Norte, Jacira Martins conhecida também como Cirinha da Farmácia, esteve na Casa de Passagem Intermunicipal Matheus Henrique Carvalho Rosa na cidade de Formoso – Goiás, para assinar o TAC: Termo de Ajustamento de Conduta para garantir o Direito da Criança e do Adolescente do nosso município.

A assinatura foi realizada no Fórum de Formoso, após a assinatura a Prefeita, realizou uma visita a Casa de Passagem Intermunicipal onde acompanhou o trabalho realizado com as crianças em situação de risco. Para a Prefeita, a Casa de Passagem é um importante equipamento social no serviço de acolhimento para as crianças e adolescentes em situação de risco do município de Montividiu do Norte.

Sempre preocupada com o futuro e o bem estar das crianças e adolescentes do município, a Prefeita, firma por mais um ano esse convênio com a casa de passagem, tendo por objetivo o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abandono. O município repassa auxílios financeiros mensais no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). As despesas decorrentes são destinadas à Manutenção da Casa de Jovens.

Segundo a Prefeita, “A casa de passagem serve para podermos encaminhar crianças e adolescentes em situação risco encontradas no nosso município para um lugar adequado, crianças que estejam abandonadas ou tenham sofrido algum tipo de violência, por exemplo, são levadas para lá. As acolhemos, damos a atenção básica necessária e, dependendo do caso, encaminhamos para o local mais adequado. É assim que funciona”, explica.

O Convênio assinado autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Casa de Passagem Intermunicipal Matheus Henrique Carvalho Rosa localizado em Formoso - Goiás, representada pela Presidente senhora Divina Gondim da Mota, inscrita no CNPJ 17.359.453/0001-09 no endereço Rua Teodoro Morais Rodrigues, Centro, Formoso.

O QUE É A CASA DE PASSAGEM?

A casa de passagem é um local para abrigar crianças e adolescentes em situação de risco, ou seja, menores que passam por algum tipo de vulnerabilidade social. Fazem parte deste grupo, indivíduos que ainda não atingiram a maioridade legal - que vai de zero a 18 anos - e que são vítimas de abandono, agressões físicas ou morais, abuso sexual e outras situações que os coloquem em risco, como por exemplo, alimentação ou ambiente familiar inadequados.

A instituição é uma pessoa jurídica de direito privado e terá que, mensalmente, prestar contas de gastos às sete prefeituras e ao Ministério Público. As prefeituras depositarão sua contribuição em uma conta aberta no Banco do Brasil para esse fim.
Eles são atendidos por psicólogo, assistente social, psicopedagogo, pedagogo e cuidadores. O nome de Casa de Passagem se explica, por que a meta principal é promover a reinserção desses menores em suas famílias.